Músicas

Nossa História

 

Criado em 1981 por membros do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), entre eles os professores Orlando Leite, David Junker e Frederico Brasiliense, o Coral da UnB é formado por alunos, ex-alunos, professores da UnB e comunidade em geral.

O Coral fez sua primeira apresentação no dia 18 de maio de 1981, e no mesmo ano já participava da apresentação do oratório “Paulus” de Mendelssohn, sob a regência de Gerard Kegelmann. Ainda em 1981 seus integrantes estiveram à frente da criação da já tradicional Serenata de Natal da UnB.

O repertório do coro foi enriquecido desde 1982 com músicas estrangeiras de diferentes estilos, da Renascença ao Contemporâneo Brasileiro, uma marca que distingue o trabalho do coro até hoje.

Atualmente o grupo tem 36 integrantes e, desde 2001 é regido pelo maestro e professor da Escola de Música de Brasília Éder Camúzis. O Coral conta com o apoio da pianista correpetidora Marília de Alexandria e com a preparação vocal de André Vidal.

O Coral da UnB Já participou de diversos eventos – operetas, cantatas cênicas, shows, concertos, festivais e concursos, no Brasil e é conhecido internacionalmente por ter participado de apresentações em vários países e de importantes concursos e festivais internacionais onde conquistou relevantes premiações e reconhecimento da crítica.

                                                                    

 

Algumas láureas obtidas pelo Coral da UnB:           

 

1983

Finalista no 8º Festival Internacional de Coros de Porto Alegre – RS

1984 e 1986

Primeiro lugar no Concurso de Corais da Cidade do Rio de Janeiro

1992

Finalista no XXI Floriège Vocal de Tours/França

1997

Primeiro lugar de “Música Popular para Coros Mistos” no XV Festival Internacional de Música de Cantonigròs – Catalunha/Espanha

2000

Duplo terceiro lugar no 3º Internationaler Chorwettbewerb, nas competições “Música Popular” e “Coros Mistos” – Miltenberg-Elsenfeld/Alemanha

Participação em festivais internacionais não-competitivos:     

 

2005

XXII Cantapueblo”Tributo al Tango” – Mendozza Argentina e Vinã Del Mar/Chile

2007

XXIX Festival Internacional de Coros da la Ciudad de Guayaquil/Equador

2008

Festival Internacional de Ensembles Corales – Montevideo/Uruguai

2009

14ème Festival Choral Internacional en Provence – Provence/França

2011

3ème Festival Choral Internacional en Aveyron – Aveyron/França

2013

VIII Festival Internazionale de Música Corale – Roma/Itália

 

 

2014      

49º Festival de Coros do Rio Grande do Sul

 

Dentre os muitos lugares que o Coral da UnB apresentou-se na Itália, destaca-se a Missa na Basílica de São Pedro no dia 22 de julho de 2013.

Recentemente no dia 18 de outubro de 2013, o Coral da UnB foi declarado “Patrimônio Imaterial e Cultural do DF” através da Lei distrital 5.155.